quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FELIZ ANO NOVO, FELIZ 2015!!!!




Mais um ano chega ao fim. Para alguns marcados por extrema alegria, para outros embargados de dor. Nesse momento é hora de refletir.
Como foi nosso ano? Conseguimos conquistar nossos ideais? Será que realmente lutamos por eles?

Demos o abraço que nosso irmão tanto queria, ou viramos as costas não se importando com ele? Pedimos perdão pelas nossas falhas, ou o orgulho não deixou? Fomos amigos e companheiros com nosso colega de trabalho, ou simplesmente fazíamos nosso trabalho sem se importar com o outro tão perto de nós? Estivemos presente na vida de nossos filhos, de nossos maridos, esposas?

Assim, neste novo ano que se inicia possamos caminhar mais e mais juntos… Em busca de um mundo melhor, cheio de paz, saúde, compreensão e muito amor.
O ano se finda e tão logo o outro se inicia… E neste ciclo do “ir” e “vir” o tempo passa… E como passa! Os anos se esvaem… E nem sempre estamos atentos ao que realmente importa.

Deixe a vida fluir e perceba entre tantas exigências do cotidiano o que é indispensável para você!

Um feliz Ano Novo!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Amor ou apego?


Algumas pessoas não conseguem entender porque sofrem tanto no relacionamento amoroso e acabam me perguntando qual a diferença entre amor e apego.

Não gosto de definições simplistas, mas amor é um sentimento associado a uma série de ações que alavancam o crescimento do casal como uma dupla e dos dois envolvidos em suas vidas pessoais.

O amor potencializa características que já são da pessoa como sabedoria, felicidade, humildade, alegria e outras tantas.
No apego por outro lado a pessoa busca se agarrar na outra para sentir essas emoções. Para algumas pessoas faltam habilidades psicológicas e por isso elas se atrelam numa outra para suprir uma carência emocional que tem a ver com pendências ligadas aos pais.  Se os pais foram desatenciosos ela busca compensar isso buscando uma atenção exclusiva do parceiro, se eles foram superproterores irá buscar essa saciedade sem fim impossível de um parceiro adulto.

O apego é uma relação de dependência doentia em que a pessoa está mais preocupada em receber atenção, carinho e dedicação do que oferecer presença, conhecimento, experiência e plenitude. É uma metade da laranja podre tentando se pendurar numa outra fruta.

Normalmente as pessoas apegadas andam em pares, uma alimenta o apego da outra. Vou citar alguns exemplos.
- Você necessita saber passo-a-passo onde o outro está.
- Abre mão da sua vida pessoal constantemente.
- Se o outro não está sempre do seu lado você usa de chantagem emocional para trazê-lo para perto.
- Você morre de aflição a cada torpedo, e-mail, mensagem no Facebook, twitter ou wathasapp não respondido.
- Sempre que estão distantes, você se sente sem um pedaço.
- Você morre de ciúmes dos amigos/amigas dele(a).
- Vocês acham lindo dividir tudo. Se pudessem fariam até mesmo as necessidades na mesma hora.
- Vocês evitam a todo custo discordar, não conseguem se comunicar quando isso acontece, camuflam o desconforto com brincadeirinhas e jogam o assunto pra debaixo do tapete.
- Qualquer mera perspectiva de não ter o outro num futuro cria uma angústia sem fim, regada por choros e crises.
- A ideia de terminar é sempre desesperadora.
- Acha que a pessoa é insubstituível.

Se alguns ou muitos desses sinais estão ocorrendo no seu é bem provável que esteja mais numa relação de apego do que de amor, ou seja, seu parceiro só existe na sua vida como namorado/marido e nada mais, ele deixou de ser uma pessoa por si que escolheu estar ao seu lado. Sem perceber transformou ele numa posse ambulante. E como naquela história da menina que tentou segurar o passarinho querido com tanta força que acabou esmagando ele.

Consegue responder agora se sente apego ou amor?
  Frederico Mattos

Ciume

"Quando há atração sexual e o ciúme entra é porque não há amor. Há medo, porque o sexo é uma exploração. O medo se torna ciúme. Não se pode amar alguém não-livre, pois o amor só existe se dado livremente, quando não é exigido, forçado e tomado. Quanto mais controlamos, mais "matamos" o outro. As causas do ciúme estão dentro de nós; fora estão só as desculpas. O amor não pode ser ciumento. Ele é sempre confiante. Confiança não pode ser forçada. Se ela existir, segue-se por ela. Senão, é melhor separar, para evitar danos e destruição e poder amar outra pessoa. Quando amamos alguém, confiamos que não quererá outro. Se quiser, não há amor e nada pode ser feito."

terça-feira, 19 de agosto de 2014

O que você está pensando???

"Já imaginou se tu fosse realmente dizer tudo que estás pensando? Tem coisas que penso e quero guardar para mim. Há pensamentos que são obscuros, machucam e não refletem a realidade, mas são mais fortes, daqueles que a gente pensa mesmo não querendo pensar. E o pensamento acaba virando aflição, insegurança, ansiedade.
 

Mas existem os bons pensamentos, que são mágicos e dão asas à imaginação, que acolhem a alma e transformam a realidade do nosso dia-a-dia.
 

A verdade é que os pensamentos podem nos levar do céu ao inferno num piscar de olhos e muitas coisas devemos guardar para nós. Quando meus pensamentos são mais fortes que o silêncio acabo compartilhando, no entanto, quando não é, prefiro guardar o silêncio."

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Pai, eu estou te observando!

Pai, você é a maior referência para seu filho, suas atitudes são a primeira escola de seus pequenos. Por isso, seja sábio! Valorize as pessoas que realmente importam. Em vez de bajular seu chefe a despeito de sua família, valorize quem realmente ama você! Passe mais tempo com seu filho!

Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Lembre-se de dizer uma palavra gentil a alguém que te admira com fascinação, pois essa pequena pessoa logo irá crescer e abandonar sua companhia.

Lembre-se de dar um abraço carinhoso a quem está do seu lado, pois esse é o único tesouro que você pode dar com seu coração, e não custa um centavo sequer. Conceda-se tempo para amar, conceda-se tempo para falar, conceda-se tempo para compartilhar os seus preciosos momentos.

E quando seu tempo nesta vida se findar, você poderá descansar em paz, com a consciência do dever cumprido, na certeza de ter deixado um legado que vale mais que ouro, casas luxuosas ou carros importados... E o mais importante, você terá compartilhado seu AMOR!

Pense nisso, pai!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Terapia de casal e família

"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escutem de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção." - Rubem Alves



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Auto conhecimento!

O encontro de hoje nos levou a uma “viagem no navio da vida”.
Com ela pudemos refletir sobre os caminhos que temos que trilhar nessa jornada, as escolhas que já fizemos e as que ainda teremos que fazer.
Nos fez pensar em coisas que já nos fizeram cair, nos erros que cometemos, nas coisas e nas pessoas que perdemos, assim como nos fez reconhecer o que realmente é importante na vida e quais bens devemos valorizar e querer sempre junto a nós. Chegamos a conclusão que:
O amor, é o melhor meio para conquistarmos a salvação;
A honestidade e a dignidade, nos ajudarão a recomeçar, assim como a coragem, a paciência, a sabedoria e a esperança.
A fé, é primordial, pois tudo pode nos faltar, menos a fé, pois com ela teremos forças para enfrentar as tempestades que ainda estão por vir. 
E a nossa família, que é a base de tudo, o que nos faz ter forças para continuar tantas vezes quanto forem necessárias.
Concluímos ainda, que é muito difícil fazer escolhas na vida e que para isso, precisamos nos conhecer e estarmos com Deus no coração, pois assim, teremos a chance de conseguir tudo novamente, de recuperar os sentimentos e resgatar o que perdemos.

(Texto produzido em coparticipação com o Grupo Terapêutico “Reescrevendo sua História”, realizado no Presídio Masculino do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí).



sexta-feira, 13 de junho de 2014

Avaliação psicológica com um grupo de detentos de um presídio de Santa Catarina utilizando o teste palográfico.

Disponibilizo o link com meu artigo sobre "Avaliação psicológica com um grupo de detentos de um presídio de Santa Catarina utilizando o teste palográfico.".
A pesquisa objetivou verificar características da população de homens presos e dependentes químicos de um presídio de Santa Catarina através do teste psicológico Palográfico, comparando os resultados dessa população com a amostra normativa do teste. A relevância do tema refere-se ao fato de que não há trabalhos especificamente sobre a utilização do teste psicológico Palográfico em dependentes químicos. Os sujeitos foram 50 detentos dependentes químicos, com idades entre 18 e 40 anos, de diversos delitos. Na análise dos resultados, foram encontradas quatro características em que as diferenças foram significativas estatisticamente. Sugere-se a realização de pesquisas similares com amostras maiores, que possam confirmar os dados aqui apresentados.

quarta-feira, 28 de maio de 2014