"O que as pessoas mais desejam é alguém que as escutem de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: "Se eu fosse você". A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção." - Rubem Alves
Especialista em Avaliação Psicológica e especialista em Saúde Mental e Dependência Química.
quarta-feira, 30 de julho de 2014
sexta-feira, 25 de julho de 2014
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Auto conhecimento!
O encontro de hoje nos levou a uma
“viagem no navio da vida”.
Com ela pudemos refletir sobre os
caminhos que temos que trilhar nessa jornada, as escolhas que já fizemos e as que ainda
teremos que fazer.
Nos fez pensar em coisas que já nos
fizeram cair, nos erros que cometemos, nas coisas e nas pessoas que perdemos, assim como nos
fez reconhecer o que realmente é importante na vida e quais bens devemos valorizar e querer
sempre junto a nós. Chegamos a conclusão que:
O amor, é o melhor meio para conquistarmos a salvação;
A honestidade e a dignidade, nos ajudarão a recomeçar, assim como a coragem, a paciência,
a sabedoria e a esperança.
A fé, é primordial, pois tudo pode nos faltar, menos a fé, pois com ela teremos forças para enfrentar as tempestades que ainda estão por vir.
E a nossa família, que é a base de
tudo, o que nos faz ter forças para continuar tantas vezes quanto forem necessárias.
Concluímos ainda, que é muito difícil
fazer escolhas na vida e que para isso, precisamos nos conhecer e estarmos com Deus no coração, pois assim, teremos a chance de conseguir tudo novamente, de
recuperar os sentimentos e resgatar o que perdemos.
(Texto produzido em coparticipação com o Grupo Terapêutico “Reescrevendo sua História”, realizado no Presídio Masculino do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí).
sexta-feira, 13 de junho de 2014
Avaliação psicológica com um grupo de detentos de um presídio de Santa Catarina utilizando o teste palográfico.
Disponibilizo o link com meu artigo sobre "Avaliação psicológica com um grupo de detentos de um
presídio de Santa Catarina utilizando o teste palográfico.".
A pesquisa objetivou verificar características da população de homens presos e dependentes químicos de um presídio de Santa Catarina através do teste psicológico Palográfico, comparando os resultados dessa população com a amostra normativa do teste. A relevância do tema refere-se ao fato de que não há trabalhos especificamente sobre a utilização do teste psicológico Palográfico em dependentes químicos. Os sujeitos foram 50 detentos dependentes químicos, com idades entre 18 e 40 anos, de diversos delitos. Na análise dos resultados, foram encontradas quatro características em que as diferenças foram significativas estatisticamente. Sugere-se a realização de pesquisas similares com amostras maiores, que possam confirmar os dados aqui apresentados.
segunda-feira, 9 de junho de 2014
quarta-feira, 4 de junho de 2014
quarta-feira, 28 de maio de 2014
Assinar:
Postagens (Atom)






